Sabemos que o maior medo dos alunos nos vestibulares e ENEM é a temida prova de redação.
Surgem dúvidas sobre quais palavras utilizar, o cuidado com a coesão e coerência. Dessa forma segue link das redações nota 1.000 do ENEM 2013 para vocês se familiarizarem com a escrita e perceberem que não é um ''bicho de sete cabeças''. Link: http://educacao.uol.com.br/noticias/2014/04/07/confira-exemplos-de-redacoes-nota-1000-do-enem-2013.htm?fb_action_types=og.recommends&fb_source=aggregation&fb_aggregation_id=288381481237582
Porém, não basta saber escrever bem, tem que estar a par do assunto que está sendo pedido em sua prova. Por isso leiam de tudo, assistam telejornais para saber o que está acontecendo no mundo, e leia mais um pouco, para ter várias opiniões sobre determinado assunto e assim formular as suas próprias ideias.
Vivemos um um mundo tecnicista, com uma educação voltada para as ciências exatas, bem como a preparação para o mercado de trabalho, onde a busca pelo saber já não é mais ''necessária'' por ser algo já dado, pragmático e já interpretado pelos filósofos matemáticos e físicos da Grécia Antiga. Análises recentes apontam que alunos que usam conceitos filosóficos e sociológicos em provas discursivas conseguem notas extremamente superiores àqueles que ficam presos as opiniões que ''todo mundo tem''.
Sociologia e Filosofia torna-se indispensáveis a fim de promover a reflexão levando o aluno a buscar informações das situações que o cercam e esses alunos que interiorizam isso para si, com certeza obterão excelentes notas em provas e vestibulares. Vejam como colocar termos sociológicos e filosóficos em suas redações:
Exemplo 01: ''percebemos que no mundo atual quem tem dinheiro acaba tendo mais privilégio do que quem é mais pobre''. Transformando essa frase com a ajuda de termos sociológicos temos a seguinte reescrita: ''Na contemporaneidade, percebemos que os grupos dominantes de nossa sociedade pertencentes a chamada elite social, acabam tendo mais privilégios e concessões se comparados com as classes sociais mais baixas da pirâmide social brasileira (como as classes C, D e E).
Exemplo 02: ''o que está faltando no mundo é que as pessoas parem de pensar em si mesmas, pois só assim conseguiremos mudanças em nosso mundo''. Reescrevendo a frase que também tem um problema de repetição de palavras, temos que: ''o que falta em nosso meio social, são pessoas mais altruístas, comprometidas com um efetivo desejo de mudança''
Aproveitem as dicas e vamos, que vamos!
Nenhum comentário:
Postar um comentário