O tema de agora é Filosofia e conhecimento mítico. Sabemos que o processo de rompimento com os saberes míticos na Grécia antiga foi um processo gradual que incorporou a invenção da escrita, da moeda e da pólis, criações essas devidamente humanas, logo cada vez mais as explicações começaram a se desvincular dos saberes das divindades gregas ao qual eram verdades e dizeres inquestionáveis.
Para mostrarmos como o conhecimento mítico estava arraigado a vida das pessoas na Antiguidade, é bacana trabalhar com esse trecho editado do filme ''Tróia'' onde mostra como a vida dos guerreiros e bem como seu destino estava condicionado à vontade divina.
Ainda trabalhando com o mito dentro das chamadas epopeias, sabe-se que muitas delas eram relatados os feitos heroicos de grandes homens da antiguidade. Homero com a Ilíada e a Odisséia, soube descrever com mestria a Guerra de Troia e o retorno de Ulisses à sua terra natal, porém, como sabemos, ainda é uma incógnita afirmar com certeza se Homero realmente existiu e se realmente escreveu tais livros. Trabalhando com Homero e com a possibilidade de sua real existência, temos essa animação muito bacana a fim de ''quebrar o gelo'' da teoria:
Nenhum comentário:
Postar um comentário